Abrir um negócio

O que precisa para abrir o seu próprio negócio?

À primeira vista, esta resposta poderá parecer simples: uma ideia e capital para investir. Na prática, é mais complexo que isso… Antes de abrir um negócio de sucesso, terá que passar obrigatoriamente por algumas etapas.

Ter uma ideia

As melhores ideias são as que ajudam a solucionar um problema existente no mercado, as ideias inovadoras e que se possam executar.

Seja qual for a sua ideia, tenha em mente que o mundo é cada vez mais digital e tem que estar preparado(a) para a lançar num website e nas redes sociais.

O que me leva a criar uma empresa?

Após desenvolver uma ideia de negócio, deve perceber o seu grau de conhecimento do setor, estudá-lo e identificar em que tipo de empreendedorismo se encaixa.

Deverá também perceber se tem as características necessárias a um empreendedor. Além do conhecimento do produto/serviço, é necessário ter as softskills adequadas para desenvolver um negócio em que poderá ter que lidar com diversos tipos de situações e de pessoas. Antes de avançar, deve melhorar competências e identificar tarefas que possam ou devam ser delegadas às pessoas certas, se necessário.

Planeamento – modelo de negócio

A base de qualquer negócio está no planeamento. Uma ideia bem estruturada e desenvolvida é meio caminho para alcançar o sucesso.

Além disso, irá sempre precisar de criar um modelo de negócio para apesentar a sua ideia a potenciais investidores ou entidades de financiamento.

Comece por compor uma apresentação em que fale brevemente sobre si e as competências que tem ou as mais valias que fazem de si a pessoa ideal para levar o projeto a cabo.

De seguida, fale da ideia:

  • O que é que pretende vender ou oferecer?
  • A quem irá vender? Quem é o seu público alvo?
  • Quais são as qualidades únicas do seu produto/serviço?
  • Como está a pensar fazê-lo: através de loja física ou online?
  • Que tipo de experiência vai oferecer aos seus consumidores?

É muito importante que tenha noção de todos os pontos fortes e fracos da sua ideia. Nesse sentido, deverá apresentar no seu modelo de negócio uma análise SWOT, em que aponta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a sua ideia tem face ao mercado em que se pretende inserir.

Fale das suas metas e objetivos para o negócio, a curto, médio e longo prazos e defina estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação.

Terá também que elaborar um modelo financeiro e de análise de riscos, em que prevê os gastos que terá com matérias primas, colaboradores, gastos de manutenção, obrigações fiscais, entre outros.

Organize um calendário com as datas de entrega de propostas e de todos os passos a dar para a abertura da sua empresa.

Se tiver um planeamento completo, estudar o seu negócio a fundo e ler muito sobre o setor em que planeia abrir a sua empresa, assim como sobre empreendedorismo, marketing e gestão de empresas, tem maior probabilidade de ver a sua ideia dar os frutos que pretende.

Análise de mercado

A análise de mercado é um passo estratégico de enorme importância para o planeamento do seu negócio. Sem noção destes elementos, irá enfrentar um mundo desconhecido, em que os fatores externos poderão jogar contra si. Conhecendo-os, poderá mais facilmente convertê-los a seu favor.

  • Clientes: este é o ponto principal do seu negócio. Para quem irá trabalhar? Quem é o seu cliente final? Do que é que ele gosta? Como se sente face ao mercado e ao seu produto/serviço? De que forma o que tem para oferecer pode melhorar as suas vidas?
  • Concorrência: quem são os seus concorrentes? Existe concorrência indireta? Como pode destacar-se deles?
  • Mercado: como é o mercado em que vai atuar? Há muita procura? E oferta? Quais são as condicionantes que vai encontrar?
  • Ambientes (económico, natural, tecnológico, político-legal, sociocultural): de que forma estes ambientes podem influenciar o seu negócio? O país em que vai atuar dá-lhe apoios financeiros? Em termos legislativos e burocráticos, o que é que poderá esperar? Como pensam as pessoas dentro da faixa etária que pretende alcançar em termos sociais e culturais?

Todos os dados que possa encontrar e recolher são importantes. Quanto mais informação obtiver, melhor vai conhecer o mercado onde irá posicionar-se.

Poderá aceder a dados estatísticos através do Instituto Nacional de Estatística e do site Pordata.

O processo burocrático

Através do Portal do Cidadão, pode executar o processo online. Estes são os serviços que tem à sua disposição:

  • Criar marca online;
  • Criar empresa online;
  • Registar e gerir nome da empresa;
  • Gestão do Cartão da Empresa/Cartão de Pessoa Coletiva.
  • Gestão de registos online (certidão permanente da empresa, alteração dos órgãos sociais, transformação da sociedade, dissolução/liquidação, alteração de quotas, etc.);
  • Gerir cumprimentos de obrigações legais das empresas (certidões permanentes, entrega de informação anual contabilística e fiscal, prestação de informação estatística ao INE e Banco de Portugal, etc.);

Caso necessite de apoio para criar a sua empresa online, poderá dirigir-se presencialmente a um dos balcões Empresa na Hora do país.

Obrigações fiscais

Em qualquer negócio, há obrigações fiscais e legais que têm que ser cumpridas para que a empresa possa funcionar sem qualquer constrangimento. Estas são algumas das taxas e impostos que tem que refletir no seu plano financeiro:

  • IRC – Imposto de Rendimento sobre Pessoas Coletivas;
  • IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado nas operações de compra e venda;
  • IRS – Imposto de Rendimento sobre Pessoas Singulares, retido sobre os salários dos funcionários e gerência;
  • TSU – Taxa Social Única, referente às deduções para a segurança Social que incidem sobre as remunerações dos trabalhadores de conta da empresa e de conta dos trabalhadores e gerência.

Eventualmente poderá também aplicar-se o Imposto de Selo (IS), o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto sobre Veículos (ISV).

Poderá necessitar de recorrer a serviços de contabilidade para ter as finanças e obrigações da empresa sempre em ordem.

Tipos de financiamento e apoios a que posso recorrer

Veja aqui em detalhe os apoios e tipos de financiamento a que pode ter acesso e faça uma seleção dos fundos públicos e privados a que lhe interessa concorrer.

Onde vou estabelecer-me?

A localização do seu negócio poderá ser importante e estratégica.

Mas há também outras questões em que deverá pensar, ou ter em mente na altura de abrir um espaço físico.

Que licenças irá necessitar para abrir o seu estabelecimento? É acessível para os seus potenciais trabalhadores? Há muitos concorrentes na área? Tem potencial de crescimento, caso necessite de alargar o espaço?

Que tipo de investimento pretende fazer? Compra ou aluguer de espaço? Quais são as vantagens e os riscos?

Vai optar por estabelecer-se apenas online? Lembre-se que para abrir um negócio digital também precisa de cumprir regras e obrigações legais e fiscais.

Tendências de mercado

Analise as tendências de mercado e atue de acordo com as mesmas. Projetos sustentáveis e que agreguem valor aos seus clientes são mais prováveis de ter sucesso que aqueles que não abracem qualquer causa social, ou que sejam apenas focados no lucro da empresa.

Lembre-se que, cada vez mais, as pessoas querem ter um papel ativo na sociedade e nas empresas. Um colaborador satisfeito irá prestar melhor serviço e contribuir para clientes mais satisfeitos,  fidelizando-os com mais facilidade.

Da mesma forma, clientes que sentem que existe uma preocupação por parte da marca com o ambiente, o planeta, a sociedade ou com outras questões de relevância mundial, vão identificar-se melhor e querer mais facilmente consumir os seus produtos ou subscrever os seus serviços.

Outras questões importantes

Certifique-se que a sua ideia não pode ser plagiada, caso se trate de uma inovação tecnológica ou um projeto artístico. Informe-se sobre patentes e direitos de autor.

Mantenha-se sempre atualizado e inove, para que o seu negócio cresça e acompanhe as necessidades dos seus consumidores.

Caso pense em internacionalizar a marca, saiba que tipo de legislação terá que cumprir, verifique os valores para distribuição, aposte em serviços de tradução para o seu website ser perfeitamente compreensível noutro país.

Nesta pesquisa poderá encontrar vários resultados relacionados com o modelo financeiro e como preenchê-lo. Consulte também o guia completo para iniciar e gerir o seu negócio. Caso necessite de apoio na criação do seu próprio emprego, contacte-nos.