LinkedIn

LinkedIn

O mundo digital está cada vez mais evoluído, e é cada vez mais importante desenvolver capacidades tecnológicas e digitais, para acompanhar esta progressão e estar presente onde estão também os recrutadores.

Nesse sentido, consideramos de enorme importância que, além do CV no formato clássico, tenha os seus dados profissionais inseridos numa plataforma digital onde estão presentes milhares de recrutadores que podem aceder-lhes rapidamente, mas onde pode também desenvolver uma rede de contactos que pode ser útil na procura de emprego.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social de procura e oferta de emprego. Nesta rede, empresas, candidatos a emprego e profissionais ativos cruzam-se para troca de experiências, procura de mão de obra qualificada e formação profissional.

Porque devo ter uma conta no LinkedIn

Ao criar uma conta no LinkedIn, tem acesso a conteúdo qualificado e certificado, que pode ser útil para o seu percurso formativo e profissional.

Aqui, pode também estabelecer uma rede de contactos com profissionais e colegas de trabalho, que pode contribuir para o sucesso da sua carreira profissional, podendo, através desta rede, obter a sua próxima colocação no mercado de trabalho.

Além disso, os recrutadores têm acesso imediato às suas informações pessoais e profissionais. Muitas vezes, antes de publicar uma oferta de emprego, as empresas procuram diretamente na rede por perfis que correspondam às características que procuram no candidato, e estabelecem contacto no momento.

Criar conta no LinkedIn

Criar um perfil no Linkedin é bastante simples e rápido. Ao aceder ao site, deverá criar conta e preencher os dados que lhe são solicitados:

  • password
  • email ou telefone
  • país e código postal

O próximo passo é dar-se a conhecer dentro da rede. Para tal, deve indicar o seu emprego atual ou experiência mais recente, a empresa ou escola onde decorreu a sua última experiência profissional ou académica e também o setor profissional em que se insere ou a área de estudo concluída.

Em seguida, indique o que procura ao conectar-se ao LinkedIn: emprego, criar uma rede de contactos profissionais, formação, etc.

Como criar um perfil completo

Nesta rede pode ter um perfil com vários níveis. No entanto, o nível campeão corresponde àquele cujo perfil e conteúdo vai aparecer com maior frequência quando as empresas realizam pesquisas para procura de candidatos às ofertas que têm em aberto.

Para ter sucesso na procura de emprego através do LinkedIn, o seu perfil deverá ter obrigatoriamente:

  • formação académica;
  • cidade em que reside;
  • experiência profissional;
  • setor da atividade profissional;
  • resumo do seu percurso profissional e/ou académico;
  • fotografia de perfil profissional e com boa visibilidade do rosto;
  • pelo menos cinco competências, que pode adicionar através de palavras-chave;
  • deve referir sempre as suas publicações ou outro tipo de projetos pessoais, caso se aplique;
  • título com uma curta descrição, que resuma a sua atividade profissional, cargo atual ou as suas competências;
  • recomendações, que devem ser solicitadas a empregadores ou a colegas que trabalharam em projetos ou empresas comuns;
  • anexar apresentações, documentos ou vídeos às várias secções do perfil, com especial relevância para o CV atualizado, para que possa candidatar-se a ofertas de emprego de forma mais rápida;
  • a imagem de capa é opcional mas poderá complementar o seu perfil e torná-lo visualmente mais atrativo. Atenção: esta imagem deve ter, tal como a imagem de perfil, um caráter profissional.

Destacar competências

Destacar as suas competências é de enorme importância para que os recrutadores encontrem o seu perfil. Qual é a sua especialidade? Que competências é que tem que devem ser destacadas?

Crie um título que faça com que as pessoas certas o encontrem para a função certa. Este é um dos elementos mais importantes que deverá ter em conta quando constrói a sua presença nesta rede profissional.

O que escrevemos diz um pouco sobre quem somos e o que fazemos, assim como sobre o que ambicionamos fazer.

Adicione o seu cargo ou o cargo que procura. Reforce a sua motivação e capacidade para a função com a experiência ou projetos que tenha desenvolvido na área, caso tenha.

Demonstre a sua disponibilidade (em transição, à procura de novos desafios…) e interesse e indique a sua disponibilidade geográfica (nacional/internacional).

Use o sumário para contar a sua história e resumir as experiências que teve. Use palavras-chave relacionadas com as suas competências e aquilo que procura, para que seja mais fácil os recrutadores chegarem até si.

Atrair recrutadores

Já vimos algumas das boas práticas para criar uma conta de LinkedIn, assim como algumas questões a ter em conta para que o seu perfil possa aparecer em mais resultados de pesquisa por parte de recrutadores. Agora, fazemos um resumo de todas as práticas que deve ou pode manter para uma boa presença – e com resultados – nesta rede social.

  1. Seja (pró) ativo
  2. Otimize a tua localização
  3. Construa a sua credibilidade
  4. Ligue-se a pessoas que conhece
  5. Use apenas nomes profissionais
  6. Ligue-se a professores e antigos colegas
  7. Participe em grupos relevantes para o seu setor
  8. Não ignore as recomendações de competências
  9. Seja específico sobre as atividades que desenvolve
  10. Tenha cuidado redobrado com a fotografia de perfil
  11. Crie um URL personalizado para o seu perfil pessoal
  12. Esteja sempre contactável e tenha dados como o email visíveis
  13. Crie um grupo de debate, mesmo que não receba nada em troca
  14. Implemente elementos visuais através de apresentações, certificações e vídeos
  15. Utilize palavras-chave para ajudar o seu perfil a aparecer em pesquisas dentro desta rede social

Ao contrário de outras redes sociais, o LinkedIn é uma rede baseada em relações meramente profissionais. Um perfil que espelhe na perfeição o seu percurso e aquilo que pretende fazer no futuro é meio caminho andado para o sucesso na procura do seu próximo emprego.

Caso tenha dúvidas em relação a este tópico, não hesite em contactar-nos.