Primeiros passos na procura de emprego

Primeiros passos na procura de emprego

primeiros passos

Procurar emprego é uma atividade a tempo inteiro e obriga a uma atitude ativa, persistente e organizada.

Para uma busca eficaz, com resultados satisfatórios para a sua vida pessoal e profissional, é necessário conhecer as suas necessidades e interesses, assim como aquilo que o mercado tem para oferecer que vá ao encontro das suas preferências e capacidades.

Estes primeiros passos na procura de trabalho são fundamentais para conseguir obter um emprego com futuro.

Auto conhecimento

Conhecer-se a si próprio é o pontapé de saída para a procura de emprego. Quais são os seus interesses e as suas capacidades? Quais são as suas características pessoais e maneira de ser? O que lhe traz motivação? Pense no seu trajeto pessoal e profissional e procure sistematizar os seus pontos fortes. Este conhecimento permite responder à questão “o que tenho para oferecer ao meu empregador?”.

Identificar as suas limitações também é importante. Pode ser uma forma de perceber que competências e conhecimentos pode precisar de reforçar com formação. Por outro lado, permite-lhe pensar em estratégias para combater as suas limitações para poder começar a trabalhar, considerando por exemplo a sua rede pessoal ou social de suporte.

Onde estou, para onde quero ir e o que preciso fazer para lá chegar? Ao refletir nestas questões, está a dar um passo em direção ao seu futuro e àquilo que faz sentido para si dentro do mercado de trabalho.

Perceba também que softskills possui e como as pode melhorar.

Conhecimento do mercado de trabalho

Que empresas existem no território onde moro? Quais as suas áreas de atividade? Quais os setores que estão em expansão? Que tipo de profissionais procuram? Qual a distância geográfica que posso considerar para me candidatar a um posto de trabalho?

Os jornais e revistas especializadas, a internet, as empresas de recrutamento e seleção, as agências privadas de colocação, o serviço de emprego, a sua rede de conhecidos podem ajudar a responder a estas questões.

Invista parte do seu tempo a explorar as ferramentas que fazem mais sentido para si e que lhe são acessíveis, para dar resposta à sua necessidade de emprego. Deixamos-lhe algumas ligações úteis a que pode aceder para procura de trabalho e de formação.

Se tiver dúvidas ou necessitar de apoio para criar uma estratégia de procura de emprego ou formação profissional, contacte-nos.