Softskills

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Competências pessoais e sociais são características, atitudes e comportamentos que facilitam as interações em contexto de trabalho. São adquiridas por via informal, fazem parte das qualidades inerentes a cada pessoa e resultam da vivência de diferentes experiências e aprendizagens. São transversais a todas as áreas profissionais. No entanto, algumas delas podem ser treinadas, desenvolvidas e melhoradas.

Trabalho em equipa

Cada pessoa pode contribuir de forma individual para atingir um objetivo comum da empresa ou da equipa. Ter um espírito aberto e cooperativo permite que o faça de modo eficaz.

Flexibilidade

A capacidade de adaptação a várias situações, com bom nível de motivação, é um fator particularmente valorizado pelos recrutadores.

Atitude positiva

É importante colocar sempre o potencial individual ao serviço dos objetivos a alcançar e ajudar a motivar os colegas e elementos da equipa para o mesmo fim.

Gestão do tempo

Saber organizar tarefas por prioridade, de forma a completar os projetos dentro dos prazos definidos, pode ser fundamental para desempenhar funções com eficácia. Foco e capacidade de concentração são características muito valorizadas em algumas funções.

Relacionamentos interpessoais

Comunicar com os outros sem julgar as suas opiniões, respeitando as suas diferença, permite a troca de ideias, o diálogo e a interajuda. Saber criar empatia com os seus colegas e chefias é um dos pontos mais valorizados pelos recrutadores.

Resolução de problemas

A capacidade de compreensão de problemas, avaliação das diferentes possibilidades de solução e gestão de conflitos é muito importante no local de trabalho. Ter uma escuta ativa permite criar empatia e ajuda a que consiga resolver adequadamente as questões que lhe podem ser dirigidas.

Comunicação

Para que haja compreensão entre todos os intervenientes de uma relação laboral, deve ter uma capacidade de expressão verbal clara e adaptada ao seu interlocutor. Não deve nunca esquecer-se da comunicação não verbal, como a postura, a expressão corporal e facial, os gestos e reações do corpo a estímulos variados, que afetam não só a sua comunicação como também as relações interpessoais.

Autonomia, liderança e pensamento crítico são características pessoais que podem também ser relevantes para algumas funções. Caso faça ou tenha feito voluntariado, é algo que deve acrescentar ao seu currículo, pois mostra compaixão e bondade. Faça valer as suas competências pessoais para a posição a que candidata e terá maior probabilidade de ser contratado/a.

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